segunda-feira, 14 de setembro de 2009

ÚLTIMA REUNIÃO DOS LEITORES BARESES

Ontem, domingo 13 de setembro, num fim de tarde chuvoso fizemos mais uma reunião dos 'lettori baresi' no café ao lado do parque. Embalados pelo clima de início de outuno fomos debater o primeiro livro do jovem milanês Paolo Cognetti 'Manuale per ragazze di sucesso'.

Eu particularmente tinha entrado numa briga com o livro durante a leitura, uma obra que se propunha a relatar contos e me deixou extremamente confusa e questionadora. Considerando a brilhante carreira jornalística do autor não acho justo ser muito dura, direi apenas que a minha "crise" girava em torno do próprio ato de escrever e como se forma um escritor. Lembrei de Drummond e da sua incansável busca pela forma e pelo amadurecimento do seu estilo literário. Pensei também nos muitos debates que participei durante o curso de História abordando o carater literário ou não literário da mesma. O "mêdo" de perder o "compromisso" com a ciência. E tantas vezes me perguntei: - quem disse que a literatura não tem compromisso, quem disse que a literatura é vã ou aleatória??? Por que algumas pessoas insistem em tratar a literatura e/ou a arte de maneira geral como algo que surge do nada e se alimenta desse mesmo vazio que se confunde até com liberdade. Enfim, sem mais delongas, precisamos tornar aos clássicos, sou historiadora contemporânea, estudiosa da pós-modernidade e, exatamente por isso, acredito que seja fundamental beber do clássico para vivenciar o contemporãneo. Ao Paolo Cognetti digo apenas que ele pode conseguir um dia fazer um livro de contos, acho que ainda não conseguiu, isso não diminui a sua tentativa e nem desvaloriza o seu trabalho. Sean Penn também é um excelente ator, mas não tem conseguido - NA MINHA MERA OPINIÃO PESSOAL - êxito como autor/diretor de filmes, talvez um dia consiga, talvez não!

Fiz um pequeno resumo das considerações dos colegas do grupo:

1. Forma: O autor escreve em primeira pessoa (fator considerato interessante).
2. Estilo: elegante, amargo, drástico, "americano", sem estilo...
3. Características da obra: pouco profunda, superficial, fragmentada, vazia, disordinata, detalhista, baseada nos personagens e não na história.
4. Proposta: análise masculina sobre a feminilidade / pretenciosa abordagem do conceito de feminilidade.

Como sempre as opiniões foram variadas, mas de maneira geral o livro provocou um pouco de decepção e de vazio entre os leitores.

Livro escolhido pelo grupo para a próxima reunião:
L'AMORE DEGLI ADULTI - Cláudio Piersanti.

Outras sugestões de leitura levantadas pelo grupo:

CHÉRI - Gabrielle Colette Sidonie.
C'ERA UNA VOLTA L'AMORE MA HO DOVUTO AMMAZZARLO - Efraim Medina Reyes.
QUESTO È STATO - Piera Sonino.
POST OFFICE - Charles Bukowski.

Nenhum comentário: